sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Exposição "Casa Canadá" - Mais que uma Exposição de Moda





Nossa Estilista Denise Afonso esteve agora em janeiro na "Fashion Business" na Marina da Glória do Rio (RJ) para conferir as novas propostas para o Outono / Inverno 2011. Lá, além de saber o que a indústria da moda está preparando para nós esse ano, ela conferiu diversas exposições; como a  "Casa Canadá".

A exposição "Casa Canadá" conta através de fotografias, objetos de acervos particulares e de museus, revistas e multimídia, a história daquela que foi o ponto de partida da moda no Brasil. O início, no Pós Guerra nos anos 40, o apogeu no glamour dos anos 50, indo até meados dos anos 60, quando acontece a transferência da Capital do Rio para Brasília e o golpe militar em 64.

Fundada por Jacob Peliks, a Canadá de Luxe foi a primeira grande "Maison Brasileira". A primeira a importar peças dos melhores designers europeus, como Dior, Cardin, Chanel, Schiaparelli, Givenchy, Balmain, Lanvin, entre outros. Comandada pelas irmãs Mena Fiala e Candida Gluzman, a Canadá de Luxe foi a referência da moda no Brasil.
Na Casa Canadá aconteceram os primeiros desfiles do país e que faziam tanto sucesso que paravam a Avenida Rio Branco. Nos salões da Maison na Rua Sete de Setembro, clientes e jornalistas viam passar as mais belas modelos da época: Adalgisa Colombo, Vera Barreto Leite, Georgia Quental, Helga Franceschi, Vânia Badin e Ilka Soares.

Mais que uma exposição de moda, a exposição "Casa Canadá" fala da história de um país, a celebração da cultura brasileira e o glamour da sociedade da época. Uma aliança da utopia com a beleza, do sonho com a moda, criando um país chamado Brasil.

Confira Fotos da Exposição!





Nenhum comentário: