terça-feira, 17 de abril de 2012

Moda é Arte?


Parece claro que moda não tem nada a ver com o simplesmente proteger um corpo nu. Abrigar, enfeitar, expressar, esconder, seduzir, problematizar, excluir, integrar, significar, são algumas das funções do vestir.
Moda é um modo. É estilo de quem usa, à sua maneira e entendimento.
Moda é, antes de tudo, expressão. Na moda, o traje, a aparência externa pode ser o espelho de um mundo interno.
Moda é conceito. Está entre as modalidades de expressão e necessita da criação, mas sabemos também sobre o mundo das cópias…
Moda pode bem ser uma arte que não veste telas, por exemplo...


...Um dos primeiros estilistas a relacionar seu trabalho à arte foi Paul Poirret ao elaborar estampas com o fovista Raoul Dufy...

...Amiga de Salvador Dali, Elsa Schiaparelli aproximou suas criações ao movimento surrealista. São seus o chapéu-sapato, a bolsa em forma de telefone, o tailleur com vários bolsos em forma de gaveta, além de elementos tromp l’oeil bem lúdicos. Tudo isto trazendo um outro sentido à roupa através do deslocamento contextual de objetos para o universo da roupa.
E antropofagistmos e influências: Yves Saint-Laurent alimentou-se de Piet Mondrian e o resultado da geometria e das cores é nosso bem conhecido Não há como não pensar as estampas psicodélicas de Emilio Pucci como pura arte!
Estampas pop inspiradas em Andy Warhol, Roy Lichtenstein invadem camisetas e tecidos.
Aqui entre nós a estilista Denise Afonso convidou os artistas plásticos Assis Guimarães, Alexandre França, Charles Chain e Helio de Lima para desenvolverem estampas inspiradas no tema Copa do Mundo e comporem uma coleção de camisetas para a Greta Cauê. Quase como uma Wearable Arte diversa.  Aquela “arte vestível”, que surgiu nos anos 1970 nos Estados Unidos tinha como criação roupas exclusivas feitas à mão, distantes das tendências de moda.
Jun Nakao, no memorável desfile de 2004 rasgou literalmente os preceitos da moda: a beleza das formas arquitetônicas, o impacto no uso dos materiais (pape!), o conceito, o incômodo do ato e o questionamento sobre o lugar da moda na contemporaneidade. Quem assistiu viu a mais pura arte.

Jun Nakao

Emilio Pucci

Issey Miyake

Yves Saint Laurent e Mondrian



Leia o texto na íntegra em:  https://www.facebook.com/gretacaue/notes

Nenhum comentário: