quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O Impressionismo e a Moda


O período em que nasce alta-costura, a máquina de costura é inventada e a Belle Époque começa a libertar a mulher...
No Musée d’Orsay, em Paris está acontecendo até 20 de Janeiro de 2013 a exposição “L’impressionnisme et la Mode”. Patrocinado pela Dior, a exposição destaca a relação entre os movimentos  artísticos  do século 19 e a história da moda.

O Impressionismo revolucionou profundamente a pintura e deu início as grandes tendências do século XX. Os artistas impressionistas procuravam, a partir da observação direta doefeito da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.

Não era só a arte que passava por uma revolução nas prósperas décadas do fim do século 19. O Vestuário também refletia este espírito se tornando cada vez mais elaborado e luxuoso. É o início da alta-costura em Paris, fenômeno que teve como idealizador Charles Frederick Worth, considerado o primeiro estilista da história.


Edouard Manet



Renoir



Modelo de anquinha usado pelas mulheres da Belle Époque.
Aqui está a aurora da libertação da mulher, que adota conjuntos masculinos de tweed quando começa a garantir seu sustento em trabalhos como governantas, balconistas e  datilógrafas.
A roupa de alfaiataria foi requisitada por essa nova classe média a partir do tailleur usado pelas damas da classe alta para viagens e atividades campestres, e, indício de uma mudança de paradigma que libertou a mulher do lar.


L'impressionnisme et la mode, visite guidée avec le styliste Alexis Mabille - Vidéo Dailymotion

Vídeo bem interessante sobre uma visita guiada com o estilista Alexis Mabille ao Museu D'Orsay.

Nenhum comentário: