terça-feira, 6 de agosto de 2013

Punk - Do Caos à Alta Costura


Desde suas origens, o punk teve uma influência incendiária quase literal na moda! E, embora a democracia punk esteja tão em oposição à autocracia da moda, os designers amam o punk na busca por capturar sua rebeldia e força agressivas.


O Metropolitan Museum of Art de Nova York mantém até Agosto a exposição "Punk: Chaos to Couture" em que peças de estilo punk perpassam ícones, conceitos, filosofia, encarnados em Vivienne Westwood, Malcolm McLaren, Sex Pistols, em tachas, cabelos, alfinetes. A exposição pretende mostrar exemplos do impacto do punk na alta-costura e em estilistas como Alexander McQueen, Helmut Lang, Miuccia Prada e John Galliano. 



Estivemos lá para conferir!!!

Sid Vicious, tachas e alfinetes, Bricolage e o impacto do ethos de personalização punk na moda, o uso de materiais reciclados do lixo e a cultura de consumo, como pano de fundo crítico; a tradição de provocação e confronto e o espírito aos pedaços do punk na persona de Johnny Rotten: desconstrucionismo, a filosofia pelas vestes rôtas.































No punk o preceito "do it yourself" paraleliza-se analogamente ao conceito da alta-costura do "feito sob medida", personalizado no corpo. 



A ideologia punk é certamente bem variada, mas em suas raízes mora um conjunto honesto de idéias anti-establishment, De fato, a roupa é uma maneira possível de escapar às regras da sociedade sobre como comportar-se, olhar, pensar... tudo! Ou então, nada disso, e aí reafirmar todo o establishment social nesta segunda pele.


Nenhum comentário: