Athos Bulcão, o artista que com suas pinturas transformou Brasília numa galeria a céu aberto, é o tema do desfile de Ronaldo Fraga, que aconteceu nesta segunda-feira (31) na São Paulo Fashion Week.
"Pesquisei a produção de Athos dos anos 50, quando atuou em parceria com Oscar Niemeyer, até os desenhos que fez quando passou a sofrer do Mal de Parkinson", conta o estilista, que acabou descobrindo trabalhos inéditos do artista plástico, principalmente de seus últimos anos de vida.
“Ele olhou para a cultura brasileira desenhando-a de uma forma abstrata e concreta, ilustrando a arquitetura de Niemeyer com os arlequins e colombinas do carnaval carioca”, diz Ronaldo. Para ele, a generosidade de Athos é digna de admiração, já que o artista sempre optou por expor sua arte no espaço público, “sem nenhum pudor de colocar sua arte nos hospitais, nas escolas”.
Na coleção "Athos do início ao fim" estão o laranja, que o estilista chama de tangerina, o azul, o concreto, o preto e, principalmente, o “olhar de criança que Athos imprime no concreto modernista”. Uma das atrações do desfile é o jacquard reproduzido a partir de uma foto de 1918 do carnaval carioca, que representa as “lembranças de infância de Athos Bulcão”, segundo Fraga.
(fonte: G1)
(fonte: G1)
********
CONFIRA O VÍDEO DESSE DESFILE FANTÁSTICO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário