quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher! Nosso dia, todos os dias!

Da clássica pergunta feita por Freud "O que quer uma mulher?", Xico Sá se arriscou:
"As mulheres querem que os homens adivinhem, sintam, farejem os seus desejos como labradores do amor e antecipem essas realizações."
Hoje, 8 de março comemora-se mundialmente  o dia da mulher! E... comemora-se, sobretudo, a luta da mulher por sua participação no mundo. Sim, a mulher ousou ser algo mais que um adorno no lar!.
Façamos aqui uma justa homenagem, sem saia justa, a algumas protagonistas da vida, que, de uma forma ou outra também influenciaram no mundo da moda.

Amelia Bloomer
 viveu quando começou a surgir  (por volta da segunda metade do século XIX) uma indumentária cada vez mais funcional e respeitosa com o corpo feminino. Amelia popularizou os shorts folgados de aspecto bufante, para praticar esportes, entre outras coisas. Se eram bonitos? Bem, deixe pra lá!




Elsa Schiaparelli tinha como máxima "causar": sua última coleção se chamou precisamente Shocking Elegance - Elegância Surpreendente - e seu perfume mais apreciado, aquele com o frasco em forma de silueta feminina, foi nomeado Shocking. Elsa, memorável na moda e no design!



Pagu, desde sempre já era uma mulher avançada para os padrões da época: cometia algumas “extravagâncias” como fumar na rua, usar blusas transparentes, manter os cabelos bem cortados e eriçados e dizer palavrões.  Escritora, jornalista e musa do movimento modernista iniciado em 1922.



Anaíde Beiriz escandalizou a sociedade da Paraíba nos anos 30. Sensual e libertária, ela era publicamente a favor da autonomia feminina. Paraíba masculina, mulher macho não, senhor!




Leila Diniz, defensora do amor livre e do prazer sexual é sempre lembrada como símbolo da revolução feminina, que rompeu conceitos e tabus por meio de suas idéias e atitudes.


Coco Chanel revolucionou a moda feminina no início do século XX por introduzir um modelo de silueta feminina mais confortável, libertando as mulheres dos terríveis espartilhos que dominavam a moda de então. Coco, necessária!



E se todas as mulheres querem que os homens adivinhem seus desejos, um vestido Greta Cauê pode bem ser um deles! Lindo em todas!!!




Faltaram muitas, aliás, infindáveis mulheres!!!! Perdoem-nos!!!

Nenhum comentário: