quinta-feira, 28 de julho de 2011

Amy Winehouse - Personalidade da Moda e da Música


"Não são muitas as pessoas que conseguem arrancar um elogio do sisudo Karl Lagerfeld, o Kaiser da moda e diretor criativo da maison Chanel. Mas Amy Winehouse, que, sábado passado, foi encontrada morta em sua casa em Londres, não só caiu nas graças do estilista como serviu de inspiração para a coleção de pré-inverno da grife francesa em 2007.
Com estilo absolutamente despretensioso e até renegando o título de personalidade fashion, Amy leva consigo, além do vozeirão que a consagrou, a peculiar estética do cabelo hipervolumoso à la Brigitte Bardot, delineador carregado, vestidos justíssimos – acentuando sua excessiva magreza que, dizem, era atribuída ao vício em álcool e drogas – e saltos tão altos que a faziam se desequilibrar nas aparições duvidosas sobre os palcos.



A alcunha de “ícone fashion” dada por Karl Lagerfeld celebra um estilo com referências do fim dos anos 50 e início dos 60 adotado por Amy e reproduzido em editoriais de revista mundo afora (modelo homem encarna Amy; fotos). No campo da beleza, a cantora influenciou meninas em diversos países e virou hit nos tutoriais de maquiagem e penteado no YouTube e blogs especializados. Desta inclinação para o retrô surgiu, em março de 2010, a coleção de roupas assinada pela cantora em parceria com a grife Fred Perry.

Querendo ou não, Amy entrou para o hall de músicos que influenciaram profundamente a moda e deixaram um legado fashion, a exemplo de Kurt Cobain (retrato da estética grunge), Jim Morrison, Janis Joplin e Jimi Hendrix – todos, como Amy, mortos aos 27 anos de idade."




Adriana Lima em editorial para a Love em 2009. Ao lado, ensaio da revista francesa Numéro


Isabeli Fontana fez um editorial para a Vogue Paris e 2008 todo inspirado em Amy, com styling de Emmanuelle Alt e fotos de Peter Lindbergh.






Nenhum comentário: